17/10/2019

Ensino Médio

TRISTEZA OU DEPRESSÃO

TRISTEZA OU DEPRESSÃO

Aconteceu na manhã do dia 15 de outubro, o Workshop sobre Tristeza e Depressão com o 9º ano e ensino médio do Colégio La Salle de Xanxerê, este tema é de tamanha valia para aprimorar nosso conhecimento sobre o assunto. Juntos somos maiores, Colégio La Salle Xanxerê em parceira com a Escola da Inteligência.

Dentre os conteúdos abordados destacamos que o diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais dos seguintes sintomas e SOMENTE UM ESPECIALISTA PODE REALIZÁ-LO:

  1. Humor deprimido na maior parte do dia
  2. Interesse ou prazer marcadamente diminuídos em relação a todas ou quase todas as atividades
  3. Insônia ou sono excessivo quase todos os dias
  4. Agitação ou lentidão psicomotora quase todos os dias
  5. Perda ou ganho significativo de peso
  6. Sentimento de desvalorização ou de culpa excessiva, quase todos os dias
  7. Habilidade reduzida de pensar ou se concentrar, quase todos os dias
  8. Pensamentos recorrentes sobre morte, pensamentos suicidas sem um plano, tentativa de suicídio ou plano para cometer suicídio.

Lembramos que, os sintomas podem estar relacionados a outras questões como: doenças diversas, efeitos colaterais de medicações etc., por isso é importante fazer uma avaliação com um especialista.

Extremamente importante procurar um psicólogo e/ou um psiquiatra. Somente esses profissionais estão habilitados para dar o diagnóstico

Diante de tais situações questione os pensamentos depressivos e busque estratégias cognitivas de enfrentamento desses pensamentos. Participe de associações ou grupos de informação e esclarecimento sobre a doença e suas manifestações para o portador, seus familiares e amigos. Depressão é uma doença e, como tal, precisa de tratamento. Quando não tratada pode levar a pensamentos suicidas.

Buscar a cada dia valorizar o que somos e o que temos, e quem convivemos, elogiar a todos e valorizar os pequenos atos em nossa vida, aprender a contemplar o belo. Sentir-se como construtor da própria história, sentindo e agindo como protagonista, ou seja, a pessoa mais importante da minha vida e grande responsável pela construção da história no palco da vida.

< voltar