25/06/2019

Práticas esportivas

Desenvolvimento motor para cada fase: inicial, elementar e maduro.

Os alunos do colégio La Salle juntamente com o Professor Patrick Adão Wosnes realizaram uma atividade sobre o Desenvolvimento Motor, que é um componente do desenvolvimento geral do ser humano. É comumente definido como as alterações no comportamento motor através do ciclo da vida. Segundo Gallahue e Ozmun (2005), o desenvolvimento motor é entendido como as “alterações progressivas do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, realizadas pela interação entre as exigências da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente”.

É importante mencionar que desenvolvimento nesse contexto se refere a alterações motoras progressivas, isto é, o ser humano apresenta uma melhoria linear na performance motora e isso acontece toda vez que se torna necessário o aprimoramento de tais habilidades, mas com o passar dos anos, ou seja, com o processo de envelhecimento, essa performance se deteriora na velhice.

O Professor Patrick comenta sobre a importância do desenvolvimento motor, “O desenvolvimento motor é muito importante no âmbito escolar em função das habilidades motoras, na formação da base do desenvolvimento da criança e do adolescente. Para que aconteça um refinamento nos padrões motores fundamentais desde o início da infância, o progresso não deve pular fases, na adolescência acontece mais desenvolvimentos, aperfeiçoados as habilidades esportivas. Que são fundamentais na parte básica para o crescimento das crianças, gerando um processo continuo de mudanças na capacidade funcional de cada indivíduo”.