31/05/2019

Ensino Médio

Projeto EduEmprèn

Projeto EduEmprèn

Projeto EduEmprèn foi desenvolvido pela Universidade La Salle de Barcelona e será oportunizado aos alunos da 2ª série do EM.

 

O Colégio La Salle Xanxerê participará de um evento mundial sobre Empreendedorismo Social, organizado pela Rede La Salle. O projeto surgiu na Espanha, na Universidade La Salle Ramon Llull, em Barcelona. Por lá, este projeto já é um sucesso, engajando mais de 1.000 alunos de diferentes escolas lassalistas, todos os anos. No Brasil esse projeto foi realizado pela primeira vez no ano passado, reunindo estudantes de 3 escolas lassalistas da região de Porto Alegre. Neste ano o projeto será ampliado para 8 escolas, e o La Salle Xanxerê está entre as escolas selecionadas.

O projeto tem como objetivo principal oportunizar noções de empreendedorismo social aos alunos da Educação Básica, para potencializar os verdadeiros agentes da transformação social. O projeto foi divulgado pelo diretor do Colégio, Ir. Alexandre, para todos os alunos da 2ª série do Ensino Médio, durante o dia 31 de maio.

Durante a realização do projeto, os alunos serão divididos em equipes e, após uma formação inicial com especialistas, que acontecerá no dia 07 de junho, na Universidade La Salle em Canoas, serão desafiados a pensar em soluções concretas para diferentes problemas sociais, através da criação de Startups.    As equipes realizarão encontros semanais durante 3 meses, no turno inverso, junto a um professor. Nesses encontros as equipes realizarão diferentes atividades com o objetivo de vivenciar e desenvolver importantes competências do século XXI: Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal, Resolução de Situações Complexas, Pensamento Crítico, Criatividade e Comunicação.

Em outubro haverá uma seletiva no Colégio La Salle Xanxerê onde as equipes apresentarão as suas startups e o trabalho realizado durante o período. As duas equipes vencedoras nessa etapa participarão da grande final que acontecerá no dia 09/11 na Universidade La Salle Canoas/RS. A equipe vencedora desse evento ganhará uma viagem para participar da edição espanhola do EduEmprén, na Universidade La Salle de Barcelona, no ano de 2020. “Estamos muito felizes em poder oportunizar esse projeto de Empreendedorismo Social para nossos alunos. Ao longo desse percurso, nossos alunos terão a oportunidade de vivenciar experiências significativas de aprendizagem, bem como desenvolver competências essenciais no contexto atual”.

< voltar