06/05/2020

Compromisso educativo

Compromisso educativo: aprendizagem desafiadora contínua

Um dos grandes desafios diários aos professores é acreditar e oportunizar metodologias diferentes para que a aprendizagem continue acontecendo em um momento novo para todos nós. E não menos desafiador, também o é, ao estudante e seus familiares.

Todos somos convidados, especialmente os adultos, a enxergarmos as possibilidades de muito crescimento em meio à pandemia e crises econômicas.

- É possível continuar aprendendo e desenvolvendo as habilidades indicadas pela escola, pela profissão, talvez, com um ritmo um pouco diferenciado?
- É possível aprimorar habilidades sociocomportamentais, como: tornar a comunicação mais efetiva, explorar a criatividade, desenvolver a empatia, a resiliência, o trabalho em equipe (família) e ratificar os valores éticos?
- É possível encontrar soluções aos problemas que se apresentam rotineiramente na vida de cada um?

Sim, é possível. Nós, educadores - ao abraçarmos um compromisso pedagógico, por mais difícil e extenuante que seja, acreditamos sempre em tudo o que fazemos e, nesse processo de constante reflexão e aprendizagem contínua, trilhamos caminhos - muitas vezes, pouco explorados – porém, desafiadores e que proporcionarão grandes avanços a nossa missão.

Pai, mãe, responsável - nesse momento a escola está mais do que nunca dentro da sua casa. Tenham a certeza de que o seu acolhimento, a sua validação e a possibilidade em dar o melhor de si é que proporcionarão uma aprendizagem mais significativa.

Como os pais podem nos auxiliar?

Diante deste momento atípico e distante da socialização, é comum o estudante se mostrar desanimado, acuado e também desorganizado. De que forma os pais podem contornar isso sem pressioná-lo, estimulando-o a estabelecer e dar continuidade a uma rotina escolar, como forma de superação e crescimento?

Consideramos imprescindível a retomada em alguns aspectos, os quais sugerimos a seguir:

- dialogar sobre o conceito de família e os valores ético-morais que a sustentam (o respeito, liberdade, responsabilidades, confiança, colaboração...).
- um olhar sobre a organização pessoal do filho. O que ele faz todos os dias? Como faz? Tem objetivos definidos para o dia, como a contribuição com afazeres domésticos, estudo e diversão? Como tudo é percebido? As responsabilidades estão claras? Há diálogo?
- verificar o espaço destinado ao estudo. O ambiente é ideal para favorecer a concentração? Tem boa luminosidade, é ventilado? O material escolar tem lugar definido e está à mão no momento do estudo? Existe conforto na cadeira, posicionamento da postura e visão para o computador?
- observar a alimentação adequada ao despertar e distribuída ao longo do dia, fortalecendo o estudo e a imunidade do estudante. Com a alimentação e a quantidade de água ideal (em torno de 2 litros), seu filho se sentirá muito mais motivado e concentrado, física e mentalmente. A saúde do filho requer cuidados ou está tudo bem?

Feito isso, é hora de cada um cumprir com a sua parte. Quando tudo é esclarecido e, as normas de convivência familiar estão estabelecidas, a rotina familiar segue com mais harmonia e muito mais aprendizagem.

E a vida continua... Todos os dias nos oferecem oportunidades desafiadoras de aprendizagem em nosso compromisso educativo. Saibamos aproveitar cada uma delas, honrando o nosso compromisso como família e como profissionais.

Eliane Reichel – Supervisão Educativa