22/03/2019

Educação Superior

Redação nota 960 no ENEM e dobradinha na UFSC!

Desafios e metas alcançadas fazem parte do caminho da lassalista Leticia Dietrich, 17. Atualmente morando em Santa Catarina, após sua formatura da 3ª série do Ensino Médio em dezembro de 2018, a futura engenheira química sente-se realizada e reconhece que sem esforço não há conquista, porém considerou de total importância para seus resultados a educação de qualidade recebida através do Colégio La Salle.

Letícia permaneceu durante 8 anos, do quinto ano do ensino fundamental até a 3ª série do Ensino Médio no Colégio La Salle Toledo. Foi aprovada em dois cursos na UFSC (Universidade Federal de Santa Cataria, considerada uma das principais instituições de ensino superior do Brasil: 7ª melhor universidade pública do país, na avaliação do INEP, e é a 14ª melhor universidade da América Latina no ranking da Times Higher Education). Os cursos foram Engenharia Química e Engenharia Ambiental, ambos com alta concorrência. Além disso, também passou em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná – UFPR e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. “Esses resultados significaram recompensas pelo esforço de estudo árduo e dedicação. Trouxeram o sentimento de realização e vitória sobre o que eu almejei ao longo do meu ensino médio. Destaco minha nota 960 em redação, que mostrou o mérito da professora Maura em seu método de ensino”, conta Leticia.

Ela explicou que seu preparo se baseou em dedicação total às aulas mostradas pelos professores e pela complementação, diariamente em casa, com leituras, anotações e revisões. “Sem muito segredo, esta somatória de ações foi extremamente importante para alcançar esse resultado. Já nas primeiras semanas de aula pude notar os benefícios de ter feito minha formação em uma escola como o Colégio La Salle: em relação aos estudos, à pesquisa, à iniciação científica (por ter feito PIBIC-JR em 2016-2017) e, principalmente, por ter uma base de ensino bem completa” explica ela.

Morando sozinha em Florianópolis, Leticia diz que vivencia a importância de uma educação integral, base da Metodologia de Ensino do Colégio La Salle. “Moro em um pensionato, longe de qualquer conhecido. Por esta razão, a convivência e a empatia exercitadas no colégio estão sendo extremamente importantes para lidar com esse novo estilo de moradia”.

Todos que acompanharam a trajetória desta estudante não se surpreenderam com tantos resultados positivos, devido seu foco, esforço e mérito. Contudo, ela quis deixar claro o quanto se sente grata à instituição que a acolheu por oito anos. “Realço a importância de valorizar e aproveitar ao máximo a oportunidade de estudar em um colégio tão completo como o Colégio La Salle, não só no âmbito das aulas, mas no sentido de integrar-se em projetos e buscar alcançar o maior que conseguir ser dentro da sua caminhada na escola”, destacou ela. A estudante ainda aproveitou para dar algumas dicas a todos os estudantes, salientando a necessidade do estudo diário e do ato de praticar. “Todos os professores salientam isso e, principalmente no começo do ensino médio, estamos desmotivados a seguir essa rotina. No entanto, é notável que quanto mais cedo você adquirir esse hábito, mais fácil será de lidar com o ritmo da faculdade e até mesmo nos momentos pré-vestibular e enem.

Letícia, mesmo com o término recente do Ensino Médio, já sente falta do relacionamento com os professores. “De fato, o relacionamento era bem mais próximo do que com os da faculdade e é algo que deixa saudades justamente pela intimidade adquirida ao longo dos anos, que será inesquecível”, relembra ela.

Sua mensagem final é de agradecimento. “O meu obrigada pelas oportunidades que todo o colégio (professores, coordenadores, todos os funcionários...) proporcionaram ao longo dessa caminhada. Poderia listar algumas como o Pibic Jr, as Olímpiadas de Matemática e de Física, as eletivas e, claro, todo o aprendizado que obtive, não apenas aquele previsto na grade curricular, mas também aquele que me estruturou como pessoa”, finaliza.