22/03/2019

Institucional

Respeito – referência às interações sociais

Respeito – referência às interações sociais

Quando se trata de valores, o respeito é, sem dúvida, referência a toda e qualquer interação social. Como substantivo masculino, em sua acepção, denota apreço e consideração, independentemente da situação e, assim, implica que as pessoas não assumam atitudes reprováveis que possam ferir a integridade do outro.

No ambiente profissional, nas famílias, nas instituições educativas ou até mesmo em grupos de amigos, o respeito é parâmetro para uma convivência saudável, a qual não significa que seja necessário que uns concordem exatamente com tudo que possa ser expresso pelo outro. Por essa razão, o contato com valores e princípios, especialmente, o respeito, habilita a todos tomar consciência sobre si mesmos para agir com equilíbrio e dignidade. A questão de respeitar para ser respeitado, implica em obediência ou em submissão, mas, o valor do respeito comporta acima de tudo, responsabilidade, atenção e consideração em todas as condições.

A virtude de compartilhar a consideração é um componente fundamental para crescer em comportamento pró-social. Em outras palavras, projetar um mundo mais humano e justo, inclui a prática incondicional de reconhecer o direito a ser e a ter opiniões distintas – o respeito, portanto, amplia essa capacidade. Nesse sentido, as experiências no ambiente profissional, nas famílias, nas instituições educativas ou entre amigos, acontecerão na forma de acolhida e no reconhecimento de que tanto regras quanto necessidades passam pela via do respeito. É fundamental aceitar condições que permitam ultrapassar desafios, os quais são pautados na constatação de que toda oportunidade deve ser sustentada pelo respeito ao outro e a si mesmo.

< voltar