31/01/2014

Educação Nacional

José Henrique Paim é o novo Ministro da Educação

José Henrique Paim é o novo Ministro da  Educação Foto: Alan Marques/Folhapress

Em nota oficial, a presidente Dilma Rousseff nomeou o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, como novo Ministro da Educação. Ele entra no lugar de Aloizio Mercadante, que deixou a pasta para assumir a Casa Civil.

Natural de Porto Alegre, Henrique Paim é formado em economia e é professor licenciado do Unilasalle Canoas. Desde 2006, ocupava o cargo de secretário-executivo do MEC, sendo um contato frequente da Reitoria da instituição nas visitas ao órgão federal. 

"O Unilasalle acolhe com alegria a nomeação de Henrique Paim para o Ministério de Educação. Paim integra experiência em gestão, grande capacidade de diálogo e conhecimento da realidade da educação em nosso Estado. Da mesma forma, tem ciência da contribuição das Universidades Comunitárias junto aos projetos do MEC", declarou o Reitor do Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc. 

Entre as funções que o novo Ministro exerceu estão a de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); a de subsecretário da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CNDES/PR); a de secretário estadual de Coordenação e Planejamento do Rio Grande do Sul e a de secretário municipal de Captação de Recursos e Cooperação Internacional de Porto Alegre. 

< voltar