28/11/2013

Pastoral

Atividades especiais engajam jovens lassalistas

Atividades especiais engajam jovens lassalistas Adolescer - Região Sudeste


“Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro Jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês.” Motivados pelas sabias palavras do Papa Francisco, dirigidas aos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude, diversos jovens lassalistas, durante o mês de novembro, desenvolveram atividades missionárias, formativas e planejamento em âmbito provincial. Veja como foram esses encontros. 

Reunião da Equipe Regional de Jovens – Região Sul

Entre os dias 22 e 24 de novembro de 2013, aconteceu no Recanto La Salle, em Pelotas/RS, a 4ª Reunião da Equipe Regional de Jovens da Região Sul. Este grupo conta com a participação de jovens das 14 escolas do RS e das duas escolas de SC. A reunião foi marcada pela despedida dos membros que completaram dois anos de processo e pela recepção novos integrantes que irão compor a equipe a partir de 2014. 

A avaliação do 23º Encontro de Jovens Lassalistas da Região Sul tomou boa parte do tempo, assim como as discussões com relação à formação e espiritualidade. O texto dos Discípulos de Emaús  (Lc 24, 13-35) animou a mística celebrativa do grupo, que busca caminhar com Jesus, percebendo sua revelação durante seu processo formativo.


Encontro Anual do Adolescer – Região Sudeste

O Adolescer é o projeto pastoral que antecede a PAJULA. É voltado para os alunos dos 6º e 7º anos do Colégio La Salle São Paulo. O encontro ocorreu em Niterói/RJ entre os dias 15 e 17 de novembro com 58 participantes. As principais atividades foram oficinas sobre autoconhecimento, família, sociedade, cultura e espiritualidade lassalista. Além disso, houve gincana, momentos de integração e passeio pelo Rio de Janeiro. 


Missão Jovem – Região Sul

Entre os dias 13 e 16 de novembro de 2013, aconteceu em São Leopoldo/RS a Missão Jovem Lassalista da Região Sul. Estiveram presentes 15 jovens entre concluintes das turmas de 2011 e 2012 do Curso Crescer e membros da Equipe de Jovens Missionários Lassalistas “Panela Velha”. Foram realizadas atividades formativas com turmas de Ensino Fundamental e Médio das escolas Emílio Sander e Santa Marta. 

Os jovens hospedaram-se em casas de famílias da comunidade e fomentaram atividades de integração com grupos da região. A Missão Jovem também oportunizou momentos de visitas a famílias cadastradas na Pastoral da Criança, a idosos que recebem acompanhamento de ministras da comunidade e a famílias de jovens ligados ao Centro de Espiritualidade Pe. Arturo (CEPA). No dia 16, pela manhã, o grupo vivenciou um momento de espiritualidade e partilha acerca dos momentos que vivenciaram durante os dias de missão.

Foram atividades de missão, formação e planejamento realizadas com muita alegria, participação e principalmente compromisso dos jovens de evangelizar outros jovens. E que São João Batista de La Salle continue intercendo e agraciando a todos com seu amor.

< voltar