08/11/2013

Ir. Provincial homenageia Diretores

Em 12 de novembro é celebrado o dia que homenageia os Diretores de instituições de ensino. Veja o depoimento do Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Jardelino Menegat, sobre a data.

Prezado(a) Diretor(a) de Escola:
Cordiais Saudações!

No dia 12 de novembro celebramos o DIA DO(A) DIRETOR(A) DE ESCOLA. Todos nós que trabalhamos em educação conhecemos o esforço, empenho e dedicação do(a) Diretor(a) para que a Escola seja efetivamente um espaço de educação. Por este e tantos outros motivos, hoje prestamos nossa homenagem ao(à) DIRETOR(A). PARABÉNS PELO SEU DIA!

Por exercer esta função, no nosso entender, o(a) Diretor(a) de Escola é aquele(a) que enfrenta pressões, minimiza problemas e encontra soluções com coerência, bom senso e equilíbrio no agir, segundo o embasamento legal e os conceitos da formação humana e cristã de qualidade que regem a ação educativa lassalista. Nós, da Rede La Salle, temos convicção de que os(as) Diretores(as) das nossas Escolas pautam seu agir por estes princípios.

O(a) Diretor(a) de Escola pode ser comparado(a) a um maestro que concilia a função pedagógica e administrativa. Em última instância, é quem faz com que a orquestra da Escola seja harmônica. Para fazer com que isso aconteça é necessário ter os olhos bem abertos para perceber o que está acontecendo nas áreas pedagógica e administrativa, mantendo presença constante junto aos professores, auxiliares administrativos, alunos e suas famílias.

Prezados(as) Diretores(as), que este dia nos estimule à reflexão sobre a valorização da missão de ser Diretor(a) de Escola, pois apesar do avanço tecnológico, as pessoas precisam descobrir que o potencial humano jamais poderá ser substituído. Quanto mais os laços das relações humanas forem fortalecidos dentro da Escola, maior será a chance das pessoas que fazem parte da Comunidade Educativa se sentirem tocadas na profundidade do ser, conviver e agir.

Em nome pessoal, e no de todos os integrantes das Comunidades Educativas Lassalistas, desejo a cada Diretor(a) de Escola Lassalista muita LUZ E SABEDORIA para supervisionar e orientar as ações pedagógicas e administrativas da Escola. E que nosso padroeiro, São João Batista de La Salle, nos ajude a crescer como pessoas e como profissionais, colaborando para que o mundo daqueles que nos são confiados seja um lugar melhor, um espaço de alegria e respeito pela própria vida e a vida do outro. Desejo que não lhes faltem o profissionalismo e o amor do ato de ensinar e aprender.

FELIZ DIA DO(A) DIRETOR(A) DE ESCOLA!

Ir. Jardelino Menegat
Provincial e Presidente da Rede La Salle