15/04/2019

Semana de celebrações do Ano Jubilar Lassalista

Em sintonia com lassalistas do mundo inteiro, a Província La Salle Brasil-Chile preparou uma série de ações que aconteceram durante toda a semana passada para celebrar o dia 7 de abril, data da passagem de La Salle à vida eterna.

No mundo

No dia 6 de abril, foi celebrada uma Missa Solene em homenagem ao Santo Fundador, na Catedral Notre Dame, em Ruão, na França. Foi nessa cidade francesa que La Salle passou seus últimos dias, deixando uma obra dedicada aos menos favorecidos que permanece viva até hoje.

Nas Comunidades Educativas

Durante a semana, todas as unidades educativas lassalistas (Educação Básica e Ensino Superior), do Brasil e do Chile, realizaram missas, abertas à comunidade escolar, com a temática do Ano Jubilar Lassalista. Destaca-se a Celebração Eucarística que ocorreu no dia 12, em Niterói, no Rio de Janeiro. A união entre as três Comunidades Educativas do estado: Colégio La Salle Abel, Escola La Salle Rio de Janeiro e Centro Universitário La Salle – Unilasalle RJ, levou centenas de pessoas à missa. As doações do ofertório da celebração foram destinadas às obras lassalistas da Cidade da Beira, em Moçambique, que foram destruídas na passagem do ciclone Idai, no dia 14 de março.

As celebrações tiveram uma cobertura por meio da página do Facebook e do perfil do Instagram da Rede La Salle em que você pode acessar e conferir como foi. Além disso, houve uma programação especial nas duas redes sociais com postagens interativas sobre o Ano Jubilar Lassalista e sobre o Santo Fundador.

Outras celebrações eucarísticas programadas

Para o dia 30 de abril, data do nascimento de La Salle, está marcada outra missa solene na cidade em que o Santo Fundador nasceu, em Reims, na França. A festividade será celebrada pelo arcebispo da diocese de Reims e novo presidente da Conferência dos Bispos da França, Dom Eric de Moulin-Beaufort.

Já no dia 15 de maio, data em que La Salle recebeu do então Papa Pio XII o título de Padroeiro dos Educadores, será celebrada uma missa no Santuário San Giovanni Batista de La Salle, em Roma, onde estão as relíquias do Santo.

Saiba mais sobre o Ano Jubilar Lassalista

O Ano Jubilar Lassalista, concedido pelo Papa Francisco em decorrência ao Tricentenário da morte de São João Batista de La Salle (1719-2019), teve início no dia 17 de novembro de 2018. As celebrações em honra ao Santo Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, com sede em Roma, na Itália, se estenderão até o dia 31 de dezembro deste ano.

A Província La Salle Brasil-Chile, em sintonia com a programação feita pelo Instituto, organizou o seu cronograma de atividades e celebrações do Ano Jubilar. Na programação, que já está em andamento, constam eventos nas Comunidades Educativas do Brasil, do Chile e de Moçambique.