22/10/2013

Eventos

La Salle Dores lança Sala interativa

 La Salle Dores lança Sala interativa Convidados puderam conhecer os espaços da Sala

Em 21 de outubro, o Colégio La Salle Dores trouxe à comunidade duas iniciativas inovadoras em um único evento: a inauguração da Sala de Aula Aberta Meeting Experience e o lançamento no Rio Grande do Sul do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas”.  

A Sala de Aula Aberta Meeting Experience representa o conjunto de ações realizadas a partir de projeto homônimo. Este começou em maio deste ano, tendo como objetivo uma metodologia diferenciada de aprendizagem, que extrapola o currículo básico, proporcionando aos alunos experiências práticas dentro e fora da sala de aula.  
 
O espaço foi criado a partir da parceria entre direção, professores, alunos do Ensino Médio, Rogerio Gonzales e Marcelo Penã, que são integrantes da Fabrika, empresa especializada em desenvolvimento de projetos de aprendizagem em equipe. O propósito é que estudantes e educadores tenham um lugar para planejar, compartilhar experiências, organizar a devolução de saberes à sociedade, esclarecer dúvidas, relatar seu processo de aprendizagem e dificuldades encontradas para concluírem suas pesquisas ou projetos, os quais acontecem em etapas. 

Na ocasião, após a palavra da Diretora, Fabiane Fransciscone, os presentes foram convidados a um coquetel e a conhecer a Sala de Aula Aberta, composta por três ambientes que simulam o clima de escritório do Google. “Este conceito é inovador. São segmentos criativos, coloridos e multimídia que oportunizam aos participantes o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. Poucas instituições de ensino investem neste tipo de metodologia”, considerou Fabiane. 

A partir da concretização do projeto, o Colégio La Salle Dores tem a intenção de expandi-lo. Nesse sentido, será enviado à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul o convite para que profissionais de escolas públicas participem gratuitamente de futuras capacitações que levam em conta a essência do Meeting Experience: o aprender fazendo. 

Por seu caráter inovador, o La Salle Dores foi escolhido como local oportuno para o lançamento no Rio Grande do Sul do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas”.  A obra é resultado de uma viagem de seus organizadores a centros de aprendizagem de nove países, incluindo instituições de São Paulo e de Minas Gerais. A publicação é de autoria de Carla Mayumi, de Camila Piza, de Eduardo Shimahara e de André Gravatá. Com apoio do SINEPE/RS, os dois últimos estiveram presentes comentando a proposta do livro de alargar horizontes ao mostrar ações pedagógicas que desafiam o senso comum.  

Tópicos

Inovação
< voltar