16/01/2019

Chile realiza cursos para docentes

Nos dias 7 a 9 de janeiro de 2019 estiveram reunidos na Casa de Retiros São Francisco Xavier, em Santiago do Chile, mais de 100 docentes que atuam na Educação Infantil das sete Comunidades Educativas lassalistas chilenos, situados em Santiago, Talca e Temuco.

Os participantes estavam inscritos em dois cursos: um sobre Bases Curriculares da Educação Infantil, com 64 educadoras e assistentes presentes, que visou aprofundar o conhecimento dessas bases e algumas ferramentas concretas para sua aplicação nas áreas de Matemática, Linguagem e Ciências; e outro sobre Compreensão Leitora nos alunos do 1º e 2º anos da Educação Básica, com presença de 42 professores e assistentes, que buscou desenvolver um processo formativo de ferramentas pedagógicas que facilitam a aquisição da leitura compreensiva dos alunos nos dois níveis indicados.

No 1º dia, o tema de estudo e reflexão, comum para os dois grupos, foi Educação Lassaliana, guiada pelo Ir. Diego Muñoz, coordenador do Serviço de Investigação do Instituto na Casa Geral em Roma. Ele orientou e animou os participantes a descobrirem, nos seus afazeres pedagógicos diários, a sua vocação e missão de educadores ao estilo de nosso Fundador, São João Batista de La Salle.
Nos outros dois dias foram realizadas oficinas específicas para cada grupo.

As oficinas sobre bases curriculares para as/os docentes da Educação Infantil tiveram como objetivo:
1. Apoiar as/os educadoras/es de crianças no conhecimento das bases curriculares da Educação Infantil.
2. Apoiar as/os educadoras/es na implementação das exigências das bases curriculares, através do uso e aplicação da metodologia de indagação científica, que permite relacionar a aquisição de conteúdos através do desenvolvimento de habilidades científicas, acompanhando os estudantes num processo que se inicia com a elaboração de perguntas de pesquisa.
3. Oferecer ferramentas para a planificação das atividades de aprendizagem.
4. Conhecer algumas estratégias para desenvolver o pensamento matemático.

Já as oficinas sobre compreensão leitora no 1º e 2º anos da Educação Básica tiveram como objetivo:
1. Reconhecer algumas problemáticas sobre a compreensão leitora de nossos estudantes.
2. Recordar concretamente o que é ler e como nos relacionamos com a leitura.
3. Distinguir as diferentes habilidades exigidas para a compreensão leitora.
4. Determinar os passos que fazem parte da boa compreensão leitora.

No encerramento de cada um dos cursos, a equipe coordenadora agradeceu a participação e o bom ambiente de trabalho de todos os participantes.

Acesse as fotos da oficinas sobre compreensão leitora, clicando aqui.

Acesse as fotos das oficinas sobre bases curriculares, clicando aqui.