16/10/2013

Pastoral

Encontros de Jovens Lassalistas

Encontros de Jovens Lassalistas No Chile, 136 participantes representaram a juventude lassalista

“O jovem lassalista vive uma espiritualidade em profundidade, desenvolve a fraternidade, mas procura fazer algo para o outro por meio do seu serviço, isto é, doar-se ao outro, manifestando gratidão por tudo o que recebeu da bondade de Deus, portanto, somos convidados a seguir Jesus do mesmo modo como Ele fez a vontade de Deus Pai, vendo e se comprometendo com a realidade em que se encontrava.”

Com essa motivação direcionada aos jovens pelo Ir. Provincial Jardelino Menegat, foram realizados os Encontros Provinciais de Jovens Lassalistas em São Paulo/SP, Carazinho/RS no Brasil e em Santiago, no Chile.

No Colégio La Salle São Paulo/SP, nos dias 12 e 13 de outubro, reuniram-se 90 jovens provenientes de Colégios da Rede La Salle dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O Encontro foi coordenado pelo Ir. Éder Polido e baseou-se no tema “A Juventude Lassalista: Tecendo Relações de Compromisso”. Dentro dessa temática foram realizadas dinâmicas grupais, celebrações, oficinas e momentos de oração e de convivência. O Anel de Tucum entregue a cada participante concretizou o compromisso que todos assumiram durante o encontro.

No Colégio La Salle Carazinho/RS, em 12 de outubro, ocorreu o 23º Encontro de Jovens Lassalistas. Coordenado pelas colaboradoras Cilene Bridi e Laís Bonelli, contou com a participação de 450 jovens provenientes de 16 Comunidades Educativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Animados por Formandos e pelo Grupo de Jovens Missionários lassalistas – conhecido como “Panela Velha – os participantes foram inspirados no tema “Juventude revolucionando o presente” e no lema “Nos seus passos a ação, no horizonte a transformação”. Na ocasião, realizou-se com a juventude lassalista oficinas retratando a relação da juventude com a saúde, a ecologia, a política, a sexualidade, a religiosidade, a tecnologia e a educação, além do estante vocacional e da celebração Eucarística na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Jesus. Os jovens fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade entregando flores às pessoas da comunidade.

No Colégio De La Salle La Reina, em Santiago do Chile, entre os dias 11 a 13 de outubro, o Encontro Nacional de Jovens Missionários Lassalistas (MOAEL) contou com a participação de 136 jovens, curiosamente a quantidade correspondente aos anos de presença lassalista naquele país. Provenientes dos sete colégios lassalistas do Chile e coordenado pelo Ir. Ulisses Araya e  pelo professor Santiago Amurrio, o tema orientador do encontro foi “Jovens Lassalistas: Rostos de Cristo no mundo de hoje”.

No decorrer do encontro, os jovens lassalistas vivenciaram a espiritualidade em torno do rosto de Cristo e o comprometimento com Cristo no mundo de hoje. Os momentos mais intensos vividos foram: a Adoração ao Santíssimo; a presença de Cristo no meio dos Jovens; a Missão de anunciar Jesus Cristo às pessoas nas ruas e nas praças da cidade;  a formação de 12 comunidades com jovens de distintos colégios, coordenadas pelos ex-alunos lassalistas denominados “Enviados”, no qual compartilharam os trabalhos, as refeições, os momentos de lazer, as orações e o descanso; e o Comprometimento feito pelos jovens a serem vividos nas comunidades educativas. O encontro encerrou com a Celebração Eucarística de envio.

Em nome da Província La Salle Brasil-Chile, dos Irmãos, das Comunidades Religiosas e Educativas, o agradecimento especial a todos os coordenadores dos encontros, animadores pastorais, educadores, colaboradores, ex-alunos, familiares e a todos que estiveram envolvidos, contribuindo e unidos a esses Encontros de Jovens Lassalistas.