03/09/2013

Semana da Pátria 2013

Para celebrar a Semana da Pátria, a Rede La Salle está repleta de ações especiais que marcam a Independência do Brasil e aprofundam reflexões sobre a importância da cidadania. No colégio La Salle São Paulo, por exemplo, diversas oficinas visam promover a conscientização dos alunos, como as de música. Além da audição e interpretação do Hino da Independência, serão feitas práticas instrumentais. Na Oficina de Dança, estudantes farão encenação inspirada na imagem do quadro “O Grito”, de Edvard Munch.

Outro exemplo é o colégio La Salle Manaus, em que a celebração está prevista para o dia 3 de setembro. Para a Educação Infantil, haverá um Momento Cívico com apresentação do Hino Nacional. Em seguida, os estudantes realizarão desfile nos espaços internos da escola. Para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a abertura se dará também desta forma. Logo após, eles irão desfilar nas proximidades do colégio, acompanhados pelas Fanfarras de escolas estaduais.

A DATA – Leonardo Chermont de Sá, professor de História do Ensino Fundamental II do colégio La Salle Abel, comentou sobre a Independência do Brasil.

“A celebração da Independência pode marcar a participação dos brasileiros de todas as camadas no processo político brasileiro. A Independência do Brasil foi, na maior parte do tempo, uma questão que envolveu as elites brasileiras. Demandas importantes da população mais humilde da época, como o fim da escravidão e a participação política da população através do voto, foram encaminhadas de acordo com os interesses dos grupos mais poderosos do país.

A participação política dos brasileiros não é nova, mas não foi concedida por ninguém, foi conquistada. E o sete de setembro pode servir para nos lembrar, como na frase atribuída a Thomas Jefferson, que o preço da liberdade (e da democracia como um todo) é a eterna vigilância.”

Ao longo dos próximos dias, acompanhe no Facebook da Rede La Salle e das unidades mais comentários sobre a Independência do Brasil e atividades realizadas nos colégios para celebrar a data.