20/03/2014

Educação Superior

Reunião de Equipes Diretivas das IES Lassalistas

Nos dias 20 e 21 de março ocorre no CECREI, em São Leopoldo/RS, a reunião dos Reitores, Pró-Reitores e Diretores Instituições de Ensino Superior da Rede La Salle, em que são discutidos com os representantes de cada unidade assuntos acadêmicos, administrativos, perspectivas e o Planejamento Estratégico do Ensino Superior Lassalista. Com foco formativo, o encontro é norteado pela reflexão sobre como as IES podem gerar e gerenciar o conhecimento, tendo como premissa o trabalho em Rede. O cronograma está dividido entre assuntos gerais e momentos formativos.

Assim como na Reunião de Equipes Diretivas de Educação Básica e dos Centros de Assistência que ocorreu nesta semana, a abertura contou com palestra do Hno. Juan Antonio Ojeda Ortiz, Doutor pela Universidad Completense de Madrid, na Espanha. Entre as funções que desempenha atualmente, está a de Diretor Acadêmico da Oficina Internacional de La Educación Católica e de conferencista internacional. Desta vez, o enfoque foi o âmbito universitário.

Ao ministrar “A Organização em Rede das Universidades para a Gestão e Geração de Conhecimento”, Hno. Juan ressaltou os desafios que as universidades, centros universitários e faculdades enfrentam em um contexto de globalização. Segundo ele, as pessoas são essenciais para a consolidação de um trabalho que quebre o paradigma da competição, rumo ao da colaboração. “Não se trata de uma moda, de algo que fazemos pontualmente. Trabalhar em Rede garante instituições de ensino mais fortes, que prestem um melhor serviço à sociedade, gerindo e compartilhando conhecimento. Nesse sentido, todos são importantes para o desenvolvimento das mesmas. As pessoas não podem trabalhar de modo isolado, todos devem se sentir partícipes”, afirmou Hno. Juan.

Ainda na abertura, houve a acolhida do Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Jardelino Menegat, que falou da conexão essencial entre gestão do conhecimento e trabalho em Rede. “Como instituição que gera conhecimento, devemos avançar em um processo de integração, fortalecendo a Rede Lassalista no mundo. Acreditamos que investir na Educação Superior é também uma forma de promover espaço para a vocação lassalista”, considerou.