26/07/2013

EIJL e JMJ oportunizam a vivência da fé cristã

EIJL e JMJ oportunizam a vivência da fé cristã Delegações confraternizaram durante EIJL.

Entre os dias 20 e 22 de julho, o Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ, foi sede do Encontro Internacional da Juventude Lassalista (EIJL), que teve como tema: “Lassalistas, Discípulos de Jesus no Mundo da Educação”. O evento, realizado anteriormente em cidades como Madrid, Quebec e Roma, reuniu este ano cerca de 500 pessoas, entre alunos, ex-alunos e Irmãos lassalistas do Brasil e do exterior.

O EIJL contou com participação direta de estudantes lassalistas e funcionários do Colégio. A instituição passou por reformas a fim de receber bem os convidados. A oportunidade representou, ainda, uma preparação especial para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece até 28 de julho, no Rio de Janeiro, com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

EXPERIÊNCIA – Beatriz Giacoia Gripp, de 15 anos, aluna do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Abel (RJ), aprovou a experiência de ter participado pela primeira vez do EIJL. “O que mais achei diferente foram as apresentações das noites culturais, nas quais pudemos conhecer a cultura e as tradições dos países que estavam representados ali”, disse Beatriz. “O Brasil é um dos melhores lugares no mundo para sediar tanto a EIJL quanto a JMJ, já que o povo brasileiro está sempre de braços abertos para acolher os turistas e porque esses eventos tornam-se ainda mais prazerosos para quem participa”, completou a estudante.

UNIÃO – Para o Ir. Jardelino Menegat, Provincial da Província de La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, as ocasiões possibilitaram confraternização entre culturas, além de estimular o desejo de construir um mundo mais humano. “O Encontro Internacional de Jovens Lassalistas e a Jornada Mundial da Juventude nos despertou o sentimento de não estarmos sozinhos, de que La Salle somos nós hoje aqui e em muitos lugares. Os diversos momentos de convivência e de partilha foram bem aproveitados e nos fizeram verdadeiramente vivenciar a nossa fé cristã, aprendida na família e na escola”, afirmou.

EIJL