30/08/2019

Lapel S/A participa de formatura na FIERGS

A miniempresa Lapel S/A, criada pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio La Salle São João, participou da formatura do Programa Miniempresa da Junior Achievement (JARS), realizada na terça, 27/8, no Centro de Eventos da FIERGS.

Além do certificado de participação, a Lapel S/A recebeu outros dois reconhecimentos: Melhor Achiever, para a Diretora de Produção, Ellen Matos, e Melhor Vendedor, para a Presidente, Vitória Podolano.

Durante 15 semanas, em encontros semanais, os alunos desenvolveram um lápis ecológico feito de jornal aplicando conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção e sustentabilidade. Na jornada produtiva, a Lapel S/A contabilizou 160 unidades produzidas e 27 achievers.

A experiência de presidir a miniempresa trouxe grandes contribuições para a aluna Vitória: “Com o projeto, pude aprender muitas coisas sobre empreendedorismo, funcionamento de uma empresa e sentir na pele como é vender um produto”. Ela conta que os principais desafios foram estar sempre a par de tudo que acontecia na miniempresa, saber lidar com críticas e remediar conflitos ouvindo sempre os dois lados. Tudo isso para “tornar o ambiente de produção agradável para todos”, relata a presidente.

O Diretor de Marketing, Josué do Amaral, destaca como imprescindíveis para o sucesso da miniempresa a determinação e o esforço do grupo. “No início, levávamos uma hora para produzir cada unidade de lápis. Depois, reduzimos o tempo de produção para dez minutos. Tivemos desafios como a resistência do grafite, a sensibilidade do material e a pressão empregada para evitar lacunas de ar”, relatou o Diretor de Marketing, Josué do Amaral.

Esses obstáculos, conforme o aluno, foram sendo superados pelo aprendizado construído ao longo da jornada. Para ele, foi muito significativo fazer parte da Lapel S/A.