27/06/2019

7ª edição do Júri Simulado debate “Cotas Raciais”

Na quarta-feira, 26 de junho, os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram da 7ª edição do Júri Simulado. O julgamento debateu sobre o tema “Cotas Raciais” elencando os prós e contras do sistema de cotas vigente no Brasil. O debate envolveu o contexto histórico, político e social desde o surgimento da ação afirmativa até os dias de hoje.

Apoiado nos argumentos defendidos pela promotoria e defesa, o corpo de jurados, formado por professores, funcionários e familiares, decidiu a favor das cotas raciais, tornando os advogados de defesa vencedores da atividade. A condução do julgamento e o pronunciamento da sentença foram realizados pelo advogado, Dr. Francisco Timmers Colombo.

Para ele, o trabalho argumentativo foi muito importante. O mediador parabenizou os alunos pelas pesquisas realizadas e destacou a importância de se apropriar de um assunto antes de se emitir uma opinião. “Eu acredito muito neste projeto. Fazer pessoas cientes de que elas podem ter uma voz ativa é extremamente necessário. Manter um projeto deste nível é uma decisão que fala bastante sobre a Instituição", afirmou o advogado.

O Júri Simulado é uma ação pedagógica que estimula a pesquisa e instiga o senso crítico, a participação e a reflexão. O projeto transforma a sala de aula em um tribunal e desafia os alunos a atuarem em papéis como defesa, promotoria, testemunhas e jurados. Em 2015, foi finalista do 6º Prêmio Inovação em Educação, do SINEPE/RS.

Clique e veja fotos.