14/08/2018

Pesquisas são apresentadas para bancas avaliadoras

Nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio participaram das bancas de apresentação dos trabalhos científicos. Durante 15 minutos, os alunos apresentaram aos colegas de turma e professores avaliadores as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no projeto de Iniciação Científica. Foram 3 dias, 11 bancas e 94 trabalhos expostos.

A atividade possibilitou aos alunos experimentar os processos de construção de um projeto de iniciação científica, entre eles, o feedback e o compartilhamento de conhecimentos, conforme explica a professora de Língua Portuguesa, Cristiani Basso: “É nesse sentido que realizamos as bancas. Ouvindo os trabalhos dos colegas, os alunos são incentivados a buscar diferentes conhecimentos, motivados a trocar experiências. Apresentando o trabalho na banca, eles desenvolvem habilidades de oratória e aprendem a lidar com críticas positivas e negativas”.

Os benefícios não param por aí. A partir da apresentação, os alunos receberam sugestões dos professores buscando aprimorar os trabalhos para serem apresentados no I Salão de Iniciação Científica da Escola. Entre os critérios avaliados pelos professores durante a banca estão: organização do material apresentado (slides ou banner digital), apresentação oral, estrutura, domínio e desenvolvimento do conteúdo e relevância social.

A aluna Luiza Chacon, do 6º ano/EF, considerou a experiência muito legal. Para ela, a apresentação deu certo porque as orientações que antecederam à banca foram muito boas e o grupo conseguiu trabalhar bem. Ana Laura Daronco, também do 6º ano/EF, relatou que a banca mostrou que o esforço valeu a pena e serviu para ouvir opiniões diferentes. Ela considerou importante “ouvir o trabalho dos colegas, pois deu para ver que a temática da edição, ‘Transformação’, está presente em todas as áreas”.

“Conseguimos ter uma noção do que vai ser o Salão de Iniciação Científica”, disse Lorrana Prattes, do 8º ano/EF. A aluna conta que, a partir das considerações dos professores, o grupo do qual faz parte reformulou alguns itens do trabalho. Lorrana destacou, também, o aprendizado envolvido como ouvinte: “A partir das apresentações dos colegas, podemos avaliar o nosso trabalho e aprender”.

Aluna do Ensino Médio, Natalia Gomes avaliou a apresentação dos trabalhos já como experiência para o ensino superior: “É um exercício para a faculdade, pois terão muitos trabalhos para apresentar”. Para ela, a orientação dos professores fez toda a diferença, pois foi um trabalho longo e difícil de fazer, mas que gerou um grande aprendizado: “Bagagem de conhecimento que a gente vai levar pra vida toda”.

A apresentação dos trabalhos científicos para as bancas integra o projeto de Iniciação Científica e irá compor parte da nota do segundo trimestre. A comunidade educativa poderá conferir os trabalhos no I Salão de Iniciação Científica da Escola, que acontece no próximo dia 24.