01/09/2017

Resgatando o Folclore através das gerações

No mês de agosto comemoramos as manifestações do Folclore nas aulas de Educação Física, através de atividades visando aproximar o conhecimento científico da cultura popular. Essas aulas foram ótima oportunidade de vivenciar diversos jogos folclóricos, ajudando no desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos.

Na tarde da última terça-feira, dia 29 de agosto, ocorreu um encontro de gerações nas quadras esportivas do Colégio La Salle São Carlos, entre as integrantes do Grupo de Convivência Lassalista e duas turmas de alunos da Educação Infantil. As crianças brincaram com jogos de peteca e chincha, que foram confeccionadas pelas integrantes do Grupo da Terceira Idade.

Executando diferentes movimentos com a peteca e a chincha, tanto as vovós como as crianças se exercitaram em destrezas abertas e fechadas, num ambiente variável e previsível. Assim, vovós e crianças realizaram uma bonita troca de experiências, resgatando e aprendendo brincadeiras da infância de antigamente.

“Foi impressionante verificar como as atividades de Educação Física conseguem aproximar as gerações com brincadeiras antigas do nosso folclore, sem perder o caráter formativo da cultura corporal”, disse o professor de Educação Física, Sandro Penteado, organizador das atividades.