24/09/2018

Reprodução vegetal na ponta do lápis

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do colégio La Salle – São Carlos, neste trimestre, orientados pela professora Renata Santaella, realizaram a confecção de cartazes que ilustram a reprodução dos grupos vegetais Briófitas e Pteridófitas, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre Botânica.

Em sala de aula os alunos aprenderam todos os conceitos sobre o ciclo reprodutivo por alternância de gerações ou metagênese que ocorre em todos os grupos de plantas.

Depois, em grupo, desenvolveram suas habilidades e competências para desenhar e esquematizar o ciclo reprodutivo das plantas criptógamas, ou seja, plantas que apresentam órgãos reprodutores “escondidos”, no caso Briófitas e Pteridófitas.

Ao final da atividade foi possível perceber o protagonismo do aluno ao fazer a escolha da melhor forma, de acordo com seu nível de crítica estética, de transmitir para quem vê seu cartaz todo o conhecimento adquirido durante as aulas de Botânica.