24/09/2018

Ensino Médio

DNA em origami

DNA em origami

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio do colégio La Salle – São Carlos, neste trimestre, orientados pela professora Renata Santaella, realizaram a molécula de DNA em Origami, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre biologia molecular.

Origami é a arte de dobrar o papel sem o auxilio de tesoura ou cola. O Origami é muito usado na educação, como um facilitador pedagógico, possibilitando ao professor mais opções para se trabalhar com o aluno.

O origami de DNA é um recurso barato e pode ser usado como uma ferramenta didática no ensino da estrutura do DNA. Dessa forma, é possível estudar características da estrutura do DNA como: cadeias em dupla hélice; moléculas de desoxirribose, fosfato e as bases nitrogenadas; os emparelhamentos específicos das bases em função do número de pontes de hidrogênio entre as bases (Adenina sempre emparelha com Timina, formando duas pontes de hidrogênio e Citosina sempre emparelha com Guanina com três pontes de hidrogênio); as fitas são anti-paralelas, enquanto uma fita está em sentido 5’–3’ a outra está no sentido 3 ’- 5’.       

Os conceitos apresentados podem servir como um reforço para os conteúdos encontrados no material apostilado COC.

< voltar