13/12/2019

Nós passarinhos, um livro do 6º ano do LSSA

O 6º ano é tempo de transição, de deixar de lado alguns brinquedos da infância, de mudar de gostos, de navegar na Internet e nas transformações da criança, que aos poucos fica para trás. O 6º ano é tempo de transição, das crianças que éramos, dos adolescentes que queremos ser e dos pré-adolescentes que já somos.

Como uma forma de acompanhar e desenvolver essa transição, as turmas de 6º ano do Colégio La Salle Santo Antônio criaram uma coletânea de poemas. Cada poema é acompanhado por um quadro representando janelas, reais ou imaginárias, janelas de fora e janelas de dentro. Cada uma destas janelas representa a passagem do tempo, os sonhos, as cores e toda a beleza potencializada por quem insiste em preservar o riso infantil, as brincadeiras e a alegria, características tão marcantes que as turmas de 6º ano possuem. A partir da leitura do nosso grande poeta Mário Quintana, essas janelas mostram que, por mais que os obstáculos, reais ou não, atravanquem nosso caminho, seremos sempre passarinhos.

A leitura dos poemas, oficinas, escritas e reescritas, as pinturas, a escolha de cores e palavras, e a criação de telas e poemas permitiram aos estudantes vivenciar essa bela transição, a partir da arte e da poesia, compreendendo amores e dores, ideias e pensamentos que aos poucos já os constituem como sujeitos. Iniciaram também a escrita de textos autorais e conheceram a potência de um lápis e de uma caneta na mão, quando de coração nos abrimos para semear palavras e vivenciam hoje o sonho concretizado do primeiro livro. Acesse o link, leitor, e abra as janelas do olhar e do sentir.

Para fazer o Download do livro, clique aqui.