07/11/2019

Culminância do Projeto da Turma P43

A professora Giani Manganelli e a auxiliar Mari Fidelis, da P43, finalizaram com os estudantes o Projeto “Iaba Daba Duu”, no último dia de outubro, com muito glamour e elegância. A festa teve direito a Oscar e medalha de Melhor Filme. Felizes, as crianças aplaudiram as cenas apresentadas para os pais na noite da Culminância.

Os alunos iniciaram o Projeto a partir de leituras, observação de imagens e do levantamento sobre o que já sabiam dos povos pré-históricos. Neste momento inicial, o objetivo era despertar o interesse e a curiosidade do grupo e, também, que eles observassem as imagens e formulassem perguntas, imaginando e defendendo hipóteses. Durante as aventuras do Projeto, recriaram um ambiente pré-histórico e, com o estudo sobre os homens das cavernas, exercitaram um olhar sobre a cultura de um povo diferente, inserida em um contexto histórico e social específico. Foi então que o homem da caverna ganhou um novo significado para as crianças e a teoria da evolução pareceu fazer sentido para os pequenos. Nas brincadeiras e jogos simbólicos, se percebeu a naturalidade com que lidavam com esta questão.

Para a produção do filme, listaram com facilidade o que precisariam: fantasias, caverna, bichos de papel, música, personagens, cenário e tantos outros recursos. Os estudantes não se cansavam de explorar esse mundo novo. Durante a criação da história, a organização do roteiro, a confecção do cenário e das fantasias, surgiram novas perguntas que foram sendo pesquisadas. Ao se defrontarem com a teoria da evolução, estavam diante de diversos grupos de hominídeos primitivos que despertavam cada vez mais sua curiosidade. Além disso, outras questões chamaram a atenção do grupo, entre elas o domínio do fogo, a postura, os hábitos, os costumes, as vestimentas, o cenário da época e principalmente os misteriosos dinossauros.

A paixão do grupo por esses animais levou-os a um trabalho de pesquisa mais intenso e rico. Além de conhecerem sobre o tempo Jurássico, brincaram com registros rupestres, adaptando materiais e técnicas e perceberam que muitas coisas foram inventadas desde aqueles tempos. Além dos grandes animais, outros temas foram abordados, como a construção de objetos para a defesa, a moradia, a técnica e os alimentos. Estes assuntos geraram muita diversão e aprendizado.

A construção do filme possibilitou um lindo trabalho com as emoções, e como lidarmos com elas nas divergências do dia a dia no mundo atual. No dia da apresentação, a turma ajudou na organização da sala, na escolha da ornamentação e nas instruções aos colegas. Essa participação foi essencial para dar às crianças o protagonismo no desenvolvimento da atividade. Durante a sessão, foram servidas pipocas aos convidados. Conhecer e descobrir como tudo aconteceu foi muito curioso, interessante e divertido!