10/10/2019

Estudantes do 4º Ano realizam estudos sobre a água

No último mês, os estudantes das turmas do 4° Ano do Ensino Fundamental, do Colégio La Salle Santo Antônio, estudaram a água, um dos elementos fundamentais para a vida de todos os seres da Terra. Pensando nisso, foi realizada uma visita ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). O objetivo desta saída de estudos foi aprofundar a questão do tratamento da água, bem como conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação dos recursos naturais, que estão escassos em nosso planeta. As turmas foram recepcionadas por funcionários do local e receberam orientações e informações teóricas sobre a água, o histórico do abastecimento do município de Porto Alegre e dicas de uso consciente. Os estudantes conheceram os tanques de decantação e a casa de filtros, para que pudessem observar e entender como funcionam as etapas de tratamento da água.

Voltando ao Colégio e dando seguimento aos estudos, no Laboratório de Ciências, juntamente com o Professor André, de Biologia, construíram um filtro caseiro de água, proporcionando a visualização de seu tratamento simplificado. Trabalharam habilidades como: identificar os diferentes tipos de solo, a partir do ecossistema que foi observado; comparar diferentes amostras de solo com base nas características como cor, textura, cheiro, permeabilidade; e vivenciaram a experiência da potabilidade da água.

Por último, as crianças visitaram o terraço do prédio K da escola, onde puderam observar o sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento, e a importância deste na busca pela sustentabilidade. Na visita, também puderam ver o painel solar, instalado neste ambiente, que capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica, aproveitando, assim, essa fonte de energia renovável. O Colégio, além de obter benefícios financeiros e contribuir para um planeta mais sustentável, engajou-se no desafio de aliar aprendizagem e crescimento com o desenvolvimento sustentável, visto que as mudanças incluem a colaboração dos estudantes nas pequenas ações do dia-a-dia.