22/08/2019

Estudantes participam de Grupo de Debates

O clube de debates, mediado pelo professor de Filosofia, Elivelto Machado, é uma alternativa da escola para proporcionar espaço para reflexão e desenvolvimento de habilidades para estudantes de 9º Ano do Ensino Fundamental a 2ª Série do Ensino Médio.

A atividade contempla uma solicitação dos alunos, por um espaço de debates, trocas e mediações de conhecimento que mescla assuntos de interesse dos alunos com habilidades relacionadas à oratória, argumentação e relações interpessoais. Espaço de troca de vivências, ideias e de respeito ao olhar diferente que cada indivíduo constitui em sua caminhada.

O grupo é constituído de por cerca de 25 alunos, que se encontram uma vez por semana, no turno da tarde. As dinâmicas iniciais envolveram escolha de temas de debate com abordagem de diferentes questões. Majoritariamente, os temas mais abordados pelos alunos envolvem questões existenciais como solidão, amor e felicidade; e culturais e sociais, como pena de morte e religião. As conclusões dos pequenos grupos são partilhadas com o grande grupo para suscitar a reflexão e compreensão.