26/11/2018

Festival de Cinema do LSSA 2018

Na noite da última sexta-feira (23/11), aconteceu a entrega das premiações do XVIII Festival de Cinema do Colégio La Salle Santo Antônio. O Festicine envolve alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, com a produção de documentários, curtas-metragens e videoclipes. Neste ano, os alunos da 1ª Série realizaram documentários, baseados no tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”.

Os documentários produzidos pelos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, premiados nesta edição do Festival são: Iguais, não rivais – Melhor Fotografia; À Margem – Melhor Cartaz e Melhor Roteiro; Fique com Penha – Prêmio Originalidade; Melhor Direção e Melhor Documentário; Transfobia – Prêmio de Relevância Social; Violência contra a Mulher – Melhor Trilha Sonora; Vítimas do silêncio – Melhor Edição; Um dia após a violência – Júri Popular.

Com orientação do professore Pedro Matias de Literatura, os curtas Apresentados foram criados baseados em contos de escritores brasileiros. Os vencedores na categoria Curta-Metragem foram: Silenciado – Melhor Cartaz, Melhor Direção e Júri Popular; São Sepé – A força de uma estrela – Melhor Figurino; Um emaranhado de pétalas – Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro e Melhor Curta-metragem; Incógnita - Melhor Edição; Rafael Savaris ( Melhor Ator Coadjuvante); Dora Castro ( Melhor Atriz Coadjuvante); Caio Fernando Porto ( Melhor Ator Protagonista); Luísa Maria Rodrigues (Melhor Atriz Protagonista); Pedro Rosa (Melhor Participação Especial);

Já os alunos da 3ª Série do EM produziram de músicas do disco “Elis e Tom”, gravado em 1974, e tema da prova da UFRGS. O videoclipe Corcovado levou os prêmios de Melhor Videoclipe e Júri Popular; Triste – Melhor Direção; Soneto de Separação – Melhor Roteiro; Inútil Paisagem – Prêmio de Relevância Social; Retrato em Preto e Branco – Melhor Edição.

O Colégio La Salle Santo Antônio parabeniza todos que fizeram parte desse evento, pois os filmes produzidos foram o resultado de um trabalho conjunto, realizado por alunos, professores e familiares ao longo de 2018.