18/09/2018

SOE realiza projeto "Eu e meu grupo"

SOE realiza projeto

Durante o último mês, as turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, do Colégio La Salle Santo Antônio, participaram de uma hora do conto diferente em sala de aula. A atividade promoveu uma reflexão sore o autoconhecimento, visando o respeito consigo mesmo e com o outro. A proposta faz parte do projeto “Eu e meu grupo”, promovido pelo Serviço de Orientação Educacional da escola, que tem como objetivo auxiliar os alunos a nomear sentimentos e a qualificar os vínculos estabelecidos no contexto escolar.

A Orientadora, Patricia Sousa Dutra, visitou as turmas destas etapas com uma proposta lúdica ao realizar a leitura do livro “Eu tenho um pequeno problema, disse o urso”, do autor austríaco, Heinz Janisch. A psicóloga trouxe de forma concreta o personagem da história, levando um urso de pelúcia, que durante a contação vivenciava as mesmas transformações que o personagem do livro. A obra conta a história de um urso, que em sua trajetória encontra muitos personagens, porém nenhum deles lhe oferece uma escuta. Quando começa a perder a esperança surge um personagem para escutá-lo e juntos encontram uma solução para o seu problema.

O trabalho buscou sensibilizar os alunos para a importância da escuta nas relações interpessoais. A ideia é criar possibilidades de refletirem sobre a construção de relações baseadas na colaboração, respeito e empatia, possibilitando uma melhor convivência entre as crianças. A atividade cria a oportunidade de pensarem em estratégias coletivas para a resolução de conflitos, tornando-os atuantes e responsáveis para buscarem atitudes adequadas dentro do grupo.