22/08/2013

Alimentação Saudável no La Salle Santo Antônio

O Colégio La Salle Santo Antônio vem trabalhando a educação nutricional desde 2003, quando foi desenvolvido um projeto a partir dos refeitórios do Turno Integral. Além disso, o projeto também envolve o acompanhamento nutricional dos estudantes. Em 2010, o Ministério da Saúde publicou o “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável”, uma publicação com diversas orientações às instituições de ensino como, por exemplo, a substituição de alimentos fritos por assados e industrializados por opções mais naturais e livres de conservantes.

O Senado concluiu, nesta quinta-feira (21/08), a votação do projeto de lei que proíbe a venda de refrigerantes e alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sal em cantinas e lanchonetes instaladas em escolas. A montagem dos cardápios destes estabelecimentos é motivo de preocupação em alguns estados, que definiram normas para os cardápios oferecidos aos alunos, mas, até hoje, não há regra que padronize a medida nacionalmente. No ano de 2011, o Colégio, antecipadamente, implementou a cantina saudável, eliminando refrigerantes e guloseimas com baixo valor nutricional do cardápio e promovendo o consumo de frutas e alimentos saudáveis. O projeto pedagógico lassalista visa uma educação integral que vai além dos conteúdos de sala de aula, abrangendo todos os aspectos da vida, inclusive a saúde.