04/06/2013

Ensino Fundamental I

Seminário Alfabético das Consoantes

A professora Suzana Guterres encontrou uma maneira divertida de ensinar aos alunos o alfabeto. Cada estudante ficou responsável por uma letra, e o objetivo era trazer para os colegas palavras que começassem com aquela vogal ou consoante.

O Seminário Alfabético das Consoantes, como é chamado o Projeto, contempla os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, e permite envolvimento e interação de todos. Dando continuidade à brincadeira, o aluno Iago Fernandes, da turma 112, apresentou aos colegas a letra F.

A forma que o estudante encontrou de ilustrar a letra foi aproveitando o clima de festa da Cidade, que está sediando a Fenadoce, e levando doces para os amigos. Além disso, ele apresentou um cartaz com o título “FELICIDADE”, contendo Fotos da Família Feliz, Formigas Felizes e pessoas Felizes.

O trabalho de Iago contemplou, também, um painel com Folders da 7ª a 21ª FENADOCE. Para continuar no contexto, a professora solicitou aos alunos uma pesquisa sobre as Formigas, e a importância delas para o meio ambiente. Os estudantes aproveitaram a aula na horta para observarem esses pequenos insetos e aprenderem sobre eles. Além disso, eles realizaram, no pátio, o mutirão da Faxina (também conhecido como Cuidadores do Ambiente), após o recreio.

Continuando as atividades, e a brincadeira com a letra “F”, na aula de Culinária, os estudantes misturaram merengue, leite condensado e creme de leite para fazerem um delicioso doce, para a “Fenassale”, Feira de Doces da Escola, onde os alunos mesmo preparam as delícias. Ainda trabalhando com a consoante trazida pelo Iago, os pequenos confeccionaram Formigas e doces com massinha. Para encerrar a semana, a Hora do Conto, na biblioteca, foi com a história “A Formiga e a cigarra”, que permitiu aos estudantes a criação de desenhos lindos. Foi uma semana com muitas descobertas, criatividade e aprendizagens bastante significativas.