02/09/2013

Ensino Fundamental I

Encerramento do Seminário Alfabético das Consoantes

Sabe-se que a exploração de palavras inteiras e significativas oferece à criança a possibilidade de se apropriar de algumas formas de escrita. O nome próprio do aluno é a primeira forma gráfica sobre o qual ela vai pensar. É, provavelmente, uma das palavras mais significativas para ela e, através do trabalho e exploração dos nomes próprios dos alunos e do professor, outros nomes ou palavras significativas foram surgindo no contexto da sala de aula. A partir daí surgiu à ideia de realizar o “Seminário alfabético das consoantes” tendo como principais objetivos:
-Tornar o cotidiano da sala de aula mais emocionante e significativo em busca de propiciar ao aluno oportunidades de vivenciar plenamente a sua condição de ser criança enquanto se apropria de novos conhecimentos;
-Aproximar a família da escola;
-Integrar alunos e professores;
-Trabalhar coletivamente;
-Construir autonomia.
Neste momento, de conclusão do seminário, agradecemos a participação dos pais que tornaram, sem dúvida, o cotidiano da sala de aula muito mais emocionante e significativo para os filhos. Poder compartilhar o início da vida escolar das crianças, com certeza, jamais será por eles e por seus pais esquecido.
Professora Suzana Guterres - Turma 112