03/08/2020

Ensino Fundamental II

Criação de Memes de contos clássicos no 8º ano

O projeto "Por que ler os clássicos?", proposto pela plataforma Árvore de Livros, desafiou os estudantes do 8º ano a mesclar a literatura tradicional com o que é feito na era digital, como os famosos memes.

A turma foi desafiada a criar memes a partir da leitura de três contos do escritor Machado de Assis: Contos de Escola, A Cartomante e a Missa do Galo. Cada aluno ficou livre para escolher a história com que mais se identificasse.

Para criar os memes, eles precisaram identificar bem os personagens, o conflito, o clímax do conto e outras características marcantes das obras.

A etapa seguinte foi fazer um concurso para escolher os quatro memes mais engraçados ou mais fiéis aos contos. A professora Simone Rossetto intermediou o evento, fazendo as ligações com as histórias.

A culminância do projeto foi um encontro virtual com a assessora pedagógica da Árvore de Livros, Laís Rodrigues, para a apresentação das produções escolhidas pela turma.

A conversa também serviu para trocar ideias sobre a vida e a obra do autor, a importância dos clássicos da literatura na formação leitora e como eles se conectam às formas de comunicação atuais.