17/06/2020

Pré I desenvolve o projeto Brincando com Música

Este ano os estudantes do Pré I irão realizar brincadeiras que envolvam a música e ensinar os colegas a criar instrumentos musicais com materiais reutilizáveis.

O projeto Brincando com Música vai estimular a sensibilidade e a expressão artística e oral da criança, pois é ela a professora que irá ensinar a brincadeira e a construção do instrumento musical através de um vídeo.

“A brincadeira faz com que a criança tenha novas descobertas e encontre novos espaços que a faça avançar, evoluir, amadurecer e aprender. Nesta mesma toada, a música surge como um importante aliado do brincar”, explicam as professoras Simone e Débora.

Elas lembram que a música tem a capacidade de estimular várias áreas do cérebro, além de facilitar o processo de aprendizagem, aumentando a sensibilidade das crianças, incentivando a concentração e a memória, desenvolvendo a criatividade e auxiliando a socialização.

A cada semana uma criança é sorteada para desenvolver, junto com a família, sua atividade do projeto, que poderá envolver uma brincadeira cantada, como Ciranda Cirandinha, Adoleta, Passa Passará, Dança da Cadeira, Ovo Choco, o ensinamento de alguma música a partir de um instrumento musical ou a confecção de algum instrumento musical.

Deve ser escolhida alguma proposta que possa ser realizada pelos colegas nas suas casas.

A criança irá gravar o momento em um vídeo, com a família, desenvolvendo um passo-a-passo para os colegas, pois é assim que poderão aprender e se divertir também.

A família recebe um livro onde escreverá um pequeno depoimento, explicando como foi essa divertida experiência em família. A criança. por sua vez, fará um desenho desse momento e da atividade em família.

Para os pais da Lorena, que foi a primeira sorteada, e escolheu a brincadeira "Bate, Soco, Vira", a brincadeira foi um sucesso em casa, especialmente em virtude da vovó Nívea. "Ela gosta muito de se divertir com os netos ensinando eles a tocar instrumentos musicais, cantar e dançar", conta a mãe Mariane Jaeschke Hilgert.