17/02/2020

Novas metodologias inovam estudo em Biologia

As metodologias ativas na educação foram pensadas como um modo de dinamizar as aulas tradicionais e colocar o estudante no centro de seu processo de aprendizagem.

No primeiro dia de aula, na disciplina de Biologia, a professora Mariane Karas apresentou aos alunos da 1ª série do Ensino Médio ferramentas para que eles pudessem exercer esse protagonismo.

Ao invés de fornecer respostas prontas, a professora solicitou aos estudantes que escolhessem palavras que julgassem capazes de caracterizar um ser vivo. Com seus celulares, eles criaram através de um site uma nuvem de palavras.

"As respostas deles foram discutidas e assim, em conjunto, sistematizamos as características de um ser vivo, já que a Biologia estuda todas as formas de vida", descreve Mariane.

Na segunda aula, sem fazer nenhuma introdução, a professora entregou à turma textos com as várias teorias existentes sobre a origem da vida.

Organizados em grupos, eles sistematizaram as informações e enviaram, também através de seus celulares, pequenos resumos comentados com os pontos principais de cada teoria.

A aula introdutória sobre o assunto principal da Biologia - a vida - encerrou com a discussão dos textos escritos através da ferramenta online, que puderam ser compartilhados para toda a turma através de um projetor.