24/06/2019

Ensino Fundamental II

Conhecendo a pré-história na região central do RS

Uma viagem ao centro do Estado deixou os alunos do 6º e 7º anos mais perto da nossa pré-história e da evolução da Astronomia.

Os 46 estudantes, acompanhados pelas professoras Marisa Both, Débora Ruschel e Franciele Bottger, visitaram as cidades de Mata, Santa Maria e Itaara, onde viram fósseis de dinossauros e pedras daquela época geológica, além das réplicas de Luzia e Lucy, as ancestrais humanas mais antigas já encontradas em sítios arqueológicos.

Lucy foi um fóssil descoberto pelos pesquisadores na Etiópia (continente africano) em 1974, estudos calculam que ela teria vivido aproximadamente há 3,18 milhões de anos. Lucy é um fossil da espécie Australopithecus afarensis.

Luzia foi encontrada em  1975, no sítio arqueológico de Lapa Vermelha, próximo a Lagoa Santa, Minas Gerais, e é o fóssil mais antigo da América cCom 11.500 anos.

Na cidade de Mata, o grupo foi ao Museu Municipal Padre Daniel Cargnin e ao Museu Paleobotânico. Em Santa Maria, os alunos curtiram a história da formação do universo no planetário local.

A viagem de estudos incluiu ainda o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciências de Itaara. Lá puderam ver, entre outras mostras, a exposição dos 50 anos da chegada do homem à Lua, comemorada este ano.