12/04/2019

Jogo é aliado da memorização nas aulas de Química

O alunos da 2ª série do Ensino Médio estudaram Química de um jeito diferente. Através de um bingo, a turma fixou o conteúdo de funções inorgânicas relacionando o nome de uma substância à sua fórmula molecular.

"Além das nomenclaturas, o “QuiBingo”auxiliou ainda na compreensão das fórmulas químicas, cruzamento de cargas e identificação de funções", explica o professor Lucas Schnorrenberger.

Como em um bingo tradicional, o jogo é composto por 90 substâncias, divididas em Ácidos, Bases, Sais, Óxidos e Outros. O professor sorteia o nome de uma substância, fala o nome em voz alta, e o estudante identifica se possui a fórmula molecular em suas cartelas. Vence quem completa as cartelas primeiro.

Durante a atividade, o professor comenta aspectos importantes da matéria, como semelhanças e diferenças entre fórmulas moleculares e o reconhecimento de substâncias químicas pelo seu cátion ou ânion, e pergunta sobre estratégias usadas pelos alunos para a análise das fórmulas.

Mesmo competindo, os estudantes interagem em grupos para se ajudar durante o jogo, incentivando a aprendizagem dinâmica, a socialização e a colaboração mútua.

No blog Química do Schno, do professor Lucas, é possível encontrar outros jogos e exercícios sobre a disciplina nas três séries do Ensino Médio.

Quem quiser imprimir as cartelas e jogar em casa pode acessá-las AQUI!