03/04/2019

Projeto Química News aproxima 3ª série dos podcasts

Aprofundar conhecimentos científicos através de pesquisa e socializar notícias da área foi o objetivo do projeto Química News, que também estimulou os estudantes da 3ª série do Ensino Médio à investigação através de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação.

“É difícil encontrar em mídias de grande divulgação a veiculação de reportagens, notícias ou artigos com temas e linguagem científicos”, coloca o professor Lucas Schnorrenberger.

Na primeira etapa do projeto cada aluno escolheu um podcast (áudio informativo digital) do programa de rádio Fronteiras da Ciência, desenvolvido na UFRGS. O site, cujo endereço pode ser acessado pelo link http://www.ufrgs.br/frontdaciencia/, tem 361 podcasts diferentes sobre diversos assuntos dentro do domínio da física, química, biologia, medicina, filosofia, entre outros.

Após refletirem sobre as notícias acessadas, a turma socializou as informações. Isso foi feito com a exposição oral do assunto para os colegas e a confecção de um pequeno cartaz com a síntese dos tópicos abordados no podcast.

O projeto abrangeu diversas habilidades previstas na BNCC, entre elas identificar e analisar vulnerabilidades vinculadas aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas; comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, e interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.