12/02/2019

Nova direção e ambientes pedagógicos em 2019

O La Salle Medianeira retorna às atividades em 2019 com nova direção, práticas pedagógicas e ampliação de infraestrutura. A volta às aulas será no próximo dia 18 com a recepção aos estudantes, que dará início às celebrações na escola do Ano Jubilar Lassalista "Um Coração, um Compromisso, Uma Vida", lembrando a vida de São João Batista de La Salle.

A professora e coordenadora pedagógica do colégio, Simoni Priesnitz Friedrich, que até então era também vice-diretora, assumiu a direção do La Salle, tendo como vice a professora, assessora de TICs e secretária da escola, Marlete Gut, pedagoga especializada em Gestão e Tutoria em EAD, tendo sido coordenadora e vice-diretora da EJA no município. O supervisor administrativo, Mauro Both, completa a equipe diretiva nessa função em que atua há 16 anos.

A partir deste ano foi determinado pela Rede La Salle o fechamento da comunidade religiosa de Irmãos, que existia desde a chegada da congregação a Cerro Largo em 1935. No entanto, os Irmãos continuarão presentes no colégio através de visitas periódicas, prestando assistência aos educadores e acompanhando o desenvolvimento da missão lassalista no município.

"Isso significa que os Irmãos acreditam no nosso trabalho, nos nossos resultados, não importando qual a função que executemos na escola. Mesmo a direção sendo constituída por leigos, o carisma lassalista deverá emanar em todos os momentos do ano letivo e no trabalho em sala de aula ", destacou a nova diretora.

Licenciada em Ciências Biológicas, com MBA em Gestão de Instituições Educacionais e Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico, Simoni tem uma trajetória de vida dedicada ao ensino não apenas no La Salle como professora, supervisora pedagógica e vice-diretora, mas também na secretaria estadual de educação e em diversos cargos em escolas estaduais do município, desde secretária até diretora.

Na infraestrutura, a novidade do ano letivo serão as novas salas de Artes, do GEL e da Pastoral Lassalista. Nas práticas pedagógicas, professores e alunos terão acesso a centenas de livros através da plataforma digital Árvore de Livros.

A preparação dos educadores para o novo ano letivo foi intensa. A capacitação, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, envolveu ainda o planejamento pedagógico das aulas e projetos, a formação em metodologias ativas de ensino, assessoria psicológica voltada aos desafios da educação e o desenvolvimento do programa Mind Lab.