28/11/2018

Alunos avaliam conhecimentos no programa Mind Lab

Os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) estão realizando avaliações de conhecimentos sobre o programa Mente Inovadora, cuja proposta é desenvolver o raciocínio lógico através de jogos. O programa foi implantado em 2017 no currículo da escola e é aplicado semanalmente dentro da disciplina de Matemática.

Os alunos do 5º ano já testaram seus conhecimentos através de jogos em uma nova plataforma - o Mindzup, mas também farão o teste online que será aplicado aos outros estudantes.

A avaliação tem o objetivo de diagnosticar:

• Conhecimentos sobre as regras dos Jogos de Raciocínio estudados;
  • Entendimento das Estratégias e Métodos utilizados nas aulas;
  • Capacidade de aplicar esses conhecimentos em situações cotidianas.

A avaliação é individual e cada turma terá um horário e data específica até 15 de dezembro no laboratório de informática para acessar o Questionário Online (avaliacao.missu.com.br)

Estudantes superaram média nacional em 2017

O La Salle Medianeira está acima da média nacional das escolas participantes do programa Mind Lab no Brasil, que atinge cerca de meio milhão de estudantes. Nas avaliações realizadas em agosto de 2017 com as turmas do Ensino Fundamental, o desempenho médio da instituição foi de 69%, sendo que a média nacional ficou em 58%.

Nas provas foram avaliados os seguintes critérios: compreensão das regras dos jogos, compreensão das estratégicas, conceitos e métodos dos jogos e a aplicação no dia a dia. O melhor desempenho dos estudantes lassalistas foi verificado nas competências "Compreender Regras" e “Aplicação no dia a dia”. Nestas duas competências, estão expressas as habilidades de interpretar textos, analisar dados, elaborar perguntas, lidar com sentimentos, fazer escolhas profissionais, tomar decisões, gerenciar riscos e conviver em grupo. Na "Compreensão de estratégias", estão as habilidades de selecionar informações relevantes, investigar através de perguntas, dividir um problema em partes, fazer deduções e aplicar métodos de análise e reflexão.

O que é o programa

A Mind Lab desenvolve uma metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. A metodologia baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professor Mediador. O conceito central da metodologia é que os jogos de raciocínio servem como uma ferramenta educacional muito poderosa, pois contribuem para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais e sociais. A experiência de jogar, que está no centro do programa, é prazerosa, cativante e empolgante - assim, gera grande motivação e entusiasmo entre as crianças e os jovens, o que serve de base para um processo de aprendizagem mais abrangente.