13/09/2018

Eventos

Semana Farroupilha: lembrando os tropeiros

Semana Farroupilha: lembrando os tropeiros

A Semana Farroupilha foi aberta hoje com o acendimento da chama crioula na área coberta da escola, junto a um pequeno CTG montado para lembrar as tradições rio-grandenses. Os alunos da manhã acompanharam a solenidade.

A abertura foi feita pela vice-diretora, Simoni Priesnitz Friedrich, pelo professor e tradicionalista Rafael Tolffo, e pela professora Claudente Webler, que abordou um pouco do significado da data, da história da Revolução Farroupilha e do papel dos tropeiros - tema deste ano da semana - na formação do povo gaúcho*.

Nesta sexta-feira, os alunos também terão a oportunidade de apresentar-se no programa Entrevero Gaudério, da Rádio Caibaté, que será transmitido ao vivo da escola a partir das 14h. 

Na próxima semana, nos dias 17 e 18, os estudantes da manhã terão um carreteiro típico nas dependências da escola, e os alunos da tarde, o tradicional pão com salsichão, lanche para curtir com chimarrão e pipoca. Prendas e peões já estão frequentando as aulas com a indumentária gaúcha e compartilhando bons momentos de tradição. 

No dia 19, haverá danças tradicionalistas nas quadras da escola a partir das 15h. O encerramento da Semana Farroupilha será no final da tarde com a extinção da chama crioula. 

 

*Saiba mais sobre o Tropeirismo no Brasil

 

< voltar