20/07/2018

Estudo lassalista e inclusão nas Jornadas de julho

Na formação docente do recesso escolar de julho, os educadores lassalistas tiveram dois dias de intenso estudo e preparação para o segundo bimestre do ano. Além de renovar a espiritualidade em Cristo e em São João Batista de La Salle, a equipe refletiu sobre o histórico de formação das comunidades de Irmãos desde a fundação do Instituto das Escolas Cristãs.

Em uma dinâmica com canudos plásticos, os professores construiram torres seguindo um plano traçado pelos colegas, onde destacou-se a importância do planejamento nas atividades diárias e, especialmente, para uma boa aula. A coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Janaína Schneider, falou sobre os desafios da inclusão. Ela contou sua trajetória pessoal como educadora e explicou o trabalho do AEE nas escolas. O setor elabora recursos pedagógicos e complementa a formação do aluno com deficiência, concedendo-lhe autonomia, atendendo às suas reais necessidades e respeitando o seu ritmo de aprendizagem. "Todas as pessoas são capazes de evoluir, mas cada um tem seu tempo e caminhos diferentes", destacou.

Os educadores também planejaram os projetos e atividades até o final do ano e tiveram novas orientações sobre os Diários On Line e emails da instituição.