13/07/2018

Alunos do 5º ano criam circuitos elétricos

O caminho que a energia elétrica percorre em uma casa ou em um aparelho eletrodoméstico recebe o nome de circuito elétrico. A turma do 5º ano entendeu melhor os conceitos de eletricidade realizando atividades práticas para demonstrar como é gerada a luz.

Em uma casa, os circuitos elétricos distribuem a energia elétrica pelos cômodos para que equipamentos como lâmpadas, ferros de passar roupa, chuveiros, televisores sejam ligados aos interruptores ou às tomadas e possam funcionar.

Para reproduzir isso, os alunos construíram circuitos elétricos e os fizeram funcionar ligando dois polos opostos de pilhas. Em uma das demonstrações, foi simulado o aumento de intensidade da corrente elétrica utilizando-se duas pilhas ao invés de apenas uma.

Eles manusearam baterias e fios de cobre, fitas isolantes e alguns foram além. Pesquisaram maneiras de gerar corrente elétrica usando materiais inusitados, como uma forma de gelo, água, sal e parafusos.

A turma fez outros experimentos com balões de ar friccionados na lã e no cabelo, observando que o corpo humano também é condutor de energia.

A partir das práticas, os alunos aprenderam os procedimentos corretos ao manusear equipamentos elétricos para evitar choques, refletiram sobre hábitos de consumo, analisaram uma conta de luz e avaliaram situações do cotidiano em que há desperdício de energia.