15/06/2018

Alunos conhecem processo de fabricação de cervejas

Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio conheceram de perto como acontece o processo de fabricação de cerveja visitando uma cervejaria da cidade. O processo envolve leveduras, que são fungos, seres unicelulares estudados na disciplina de Biologia.

Na visita, o Felipe Grings e a cervejeira Renata Hentz explicaram as etapas de fabricação, iniciando no estoque onde o malte é moído, passando pela adição de água, processo chamado de mostura. Posteriormente ocorre a clarificação e em seguida a fervura, com a adição de lúpulo.

Durante a fervura, o lúpulo é adicionado em momentos variados, com a finalidade de conferir amargor, paladar e aroma que o cervejeiro deseja. No final, o mosto é separado do lúpulo e resfriado, sendo preparado para a fermentação.

O fermento é adicionado para transformar o mosto em cerveja. A adição das leveduras deve acontecer entre temperaturas de 12 a 18 °C. A última parte do processo é a maturação. São necessários em torno de 30 dias de processos para enfim embalar e comercializar a cerveja ou o chopp.

"A visita - além de nos proporcionar maior conhecimento em relação ao processo de fabricação da cerveja, reforçando as características e a importância do Reino Fungi, conteúdo de biologia - permitiu-nos conhecer as principais matérias-primas e experimentá-las, como o malte e o lúpulo (ainda sem álcool, claro)", relata o estudante Pedro Werle, da 3ª série.