17/04/2018

Biblioteca em festa para homenagear Monteiro Lobato

Muita leitura, contação de histórias, interpretações musicais e até deliciosos bolinhos para comemorar a semana do Livro Infantil. No dia 18 de abril é o aniversário de Monteiro Lobato, um escritor que criou personagens inesquecíveis da literatura infantil, como os do Sítio do Picapau Amarelo.

Além de ouvir histórias da Emília e do Visconde, os alunos da tarde apropriaram-se da Biblioteca para encenar, cantar, pintar desenhos lembrando o dia e fazer teatro de bonecos inventando histórias com os personagens.

O 1º ano foi além e só ouviu a história contada pela professora depois de passar pela cozinha e fazer gostosos bolinhos de chuva, iguais aos que a Tia Nastácia fazia para o Pedrinho e a Narizinho antes das histórias contadas pela vovó Dona Benta. A proposta adoçou ainda mais a magia pelos livros e aumentou o interesse pelas histórias.

Saiba mais sobre Monteiro Lobato*

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.

Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé.

Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na capital, formando-se em 1904. Monteiro Lobato casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. Com ela teve quatro filhos, Marta (1909), Edgar (1910), Guilherme (1912) e Rute (1916). Paralelamente ao cargo de Promotor, escrevia para vários jornais e revistas, fazia desenhos e caricaturas. Ficou em Areias até 1911, quando muda-se para Taubaté, para a fazenda Buquira, deixada como herança pelo seu avô.

Publica em 1918, seu primeiro livro "Urupês", criando a figura Jeca Tatu, símbolo do caboclo pobre brasileiro. Em 1921 publica "Narizinho Arrebitado", livro de leitura para as escolas. A obra fez grande sucesso, o que levou o autor a prolongar as aventuras de seu personagem em outros livros girando todos ao redor do "Sítio do Pica-pau Amarelo".

José Renato Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos.

Obras de Monteiro Lobato

Ideias de Jeca Tatu, conto, 1918