03/04/2018

Estudantes passam por avaliação postural

Foram realizadas no mês de março no La Salle Medianeira avaliações posturais individuais dos alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. O projeto foi feito pela fisioterapeuta Ingrid Sebastiany, que dedica-se a este trabalho nas escolas há 25 anos. Ela constatou que 80% dos estudantes lassalistas avaliados têm alguma alteração postural, como desvios da coluna e projeção de ombros.

Segundo Ingrid, essas alterações posturais são motivo de grande preocupação devido ao acelerado aumento do uso do celular e computador, que favorecem as posturas incorretas, somados a outros fatores já conhecidos. A fisioterapeuta, após as avaliações, teve um momento de diálogo com os alunos, quando trouxe para reflexão alguns temas relevantes e demonstrou na prática como a má postura pode interferir no bem estar físico, emocional, estético e até mesmo intelectual, diminuindo nossa capacidade de concentração e aprendizado.

O trabalho continuará neste mês de abril, quando serão disponibilizadas algumas aulas posturais gratuitas aos interessados. Posteriormente serão montados grupos de ginástica postural com o objetivo de tratar, corrigir e reeducar. "Convidamos aos pais para observarem a postura de seus filhos e, juntamente com professores, educadores físicos e fisioterapeutas, se aliarem ao processo de conscientização e reeducação postural", estimula Ingrid.