24/09/2018

Visita de estudo ao Instituto SOKA

Entre os dias 11 e 18 de setembro, os alunos do 6º ano do Centro Educacional La Salle visitaram o Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (CEPEAM), cuja atuação é focada na defesa dos direitos humanos e dos direitos ambientais da sociedade, alicerçada no respeito absoluto à vida de todas as pessoas.

Lá, são desenvolvidos programas e projetos voltados à educação ambiental para a cidadania global, pesquisa científica para preservação do meio ambiente e criação de banco de sementes de espécies nativas da floresta amazônica. Sabemos que os problemas ocasionados pelo mau uso dos recursos naturais influenciam diretamente na vida dos seres vivos. Essa problemática reflete-se, por exemplo, no uso inadequado da água e no desperdício de materiais que podem ser recicláveis, resultado de uma relação distorcida com o meio ambiente.

A escola, preocupada com essas questões, viabiliza projetos que buscam conscientizar toda a comunidade escolar sobre os problemas enfrentados pelo planeta no que se refere ao consumo consciente de recursos naturais e industrializados. Um dos objetivos principais dessa visita de estudo é fazer com que os alunos envolvidos construam conceitos que permitam analisar fatores biológicos, ambientais e socioeconômicos associados às condições de vida e saúde da população e do ecossistema em geral, bem como rever de forma coerente o desperdício e o mau uso de produtos durante o seu dia-a-dia.

Clique aqui para ver as fotos