23/07/2018

Visita ao Museu do Seringal

Nos dias 14 e 21 de julho, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro Educacional La Salle visitaram o Museu do Seringal da Vila Paraíso. O museu fica a 25 minutos de barco a partir da Marina do Davi e foi construído para ser o cenário do filme A Selva (2002), reproduzindo fielmente um seringal que existiu de verdade na cidade de Humaitá, no Estado do Amazonas.

A visita teve como objetivo mostrar aos nossos alunos os processos históricos relacionados à formação e desenvolvimento dos seringais na Amazônia, incluindo aspectos históricos, socioeconômicos e culturais que caracterizam a atividade extrativista da borracha. Os alunos também observaram as características e o funcionamento de um seringal, destacando as intervenções humanas no espaço natural e sua contribuição para o desenvolvimento da economia do Estado.

Nessa visita, os alunos puderam conhecer a Casa do Barão, com toda a riqueza europeia trazida para a Selva Amazônica. Depois, passaram pelo barracão de aviamento, local onde os seringueiros compravam alimentos e instrumentos de trabalho, pela casa do seringueiro e pela capela. Também visitaram trilhas que levam até o local das frondosas seringueiras, geradoras de toda essa história e de onde o látex é extraído. Toda a visita é acompanhada por guias que orientam e explicam aos alunos todos os detalhes dessa rica história que faz parte do Ciclo da Borracha na região Amazônica.