17/07/2018

Compreendendo a Importância dos Pontos Cardeais

Os alunos das turmas 123 e 126 participaram de uma aula prática muito divertida com a Professora Andreia Lima para aprender um dos assuntos do componente Geografia: os pontos cardeais. Eles foram para o pátio em frente à sala de aula e, usando como pontos de referência os prédios dos Blocos A e B e a posição onde nasce o sol, os alunos viram de forma lúdica como se orientar e como localizar os pontos cardeais. “Nessa aula, podemos explorar as noções básicas de orientação e lateralidade e usar a curiosidade natural do aluno para trabalhar conceitos como direita, esquerda, ao lado e em frente, identificando assim a posição aproximada dos pontos cardeais”, comentou a professora.

O trabalho fora de sala de aula é uma metodologia que permite à criança interagir com o ambiente à sua volta, fazendo uso dos recursos e técnicas disponíveis. Isso torna a aula mais dinâmica e interessante. A criança, utilizando o próprio corpo e a posição do Sol, pode localizar, por exemplo, o prédio onde estuda, a direção do ginásio ou a entrada da escola, possibilitando, com isso, integrar o conteúdo visto em sala com a prática fora dela.

Clique aqui para ver as fotos