26/03/2018

Aula inaugural da EsIM 2018

No último dia 21 de março, ocorreu a aula inaugural da 8ª turma da Escola de Instrução Militar - EsIM, uma parceria entre o Exército Brasileiro e o Centro Educacional La Salle.

Ao longo dos próximos cinco meses, 44 alunos entre 16 e 18 anos farão parte do programa de treinamento de reservistas do Exército Brasileiro. Há oito anos, esse programa proporciona aos estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional La Salle a possibilidade de realizar o Serviço Militar Obrigatório na própria escola, de modo intensivo, para que o estudante possa receber o seu Certificado de Reservista sem precisar abdicar dos estudos.

As aulas teóricas acontecem no La Salle e as atividades práticas são realizadas no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS). Todos os instrutores da Escola de Instrução Militar são oficiais ou sargentos do Exército Brasileiro.

O Centro Educacional La Salle foi escolhido pelo Comando do Exército para sediar um projeto piloto no país, que começou em 2016 e irá até 2018, incluindo alunas-soldados nessa modalidade de treinamento. Após esse período de experiência, se a iniciativa for avaliada como válida pelo Comando do Exército, a inclusão de alunas será expandida para todas as demais Escolas de Instrução Militar do Brasil.

A aula inaugural contou com a presença de familiares e oficiais do Exército, como o General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Comandante da 12ª Região Militar, e o Tenente-Coronel Marcos André Benzecry, comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aerómovel.

No encerramento do evento, a Coordenadora do Ensino Médio do Centro Educacional La Salle, Maria do Rosário, proferiu breves palavras em agradecimento aos pais pela confiança na parceria entre o La Salle e o Exército Brasileiro e convidou os presentes para um coquetel.

Após o encerramento do curso, os alunos receberão o Certificado de Reservistas de 2ª Categoria e Diploma de Honra ao Mérito.

Clique aqui para ver as fotos