25/03/2020

Novas Orientações de Estudo Domiciliar

Prezados Senhores Pais e/ou Responsáveis,

Lamentavelmente ainda vivemos este período de instabilidade em cenário mundial e nacional com esta pandemia. Situação atípica e requer enfrentamento conjunto. Vimos apresentar aos senhores como nos reorganizaremos nas próximas semanas para a realização das atividades domiciliares.

Dado o primeiro passo de atividades elaboradas e disponibilizadas para os estudantes na semana passada, iniciaremos agora um projeto com maior envergadura. Excepcionalmente, enquanto permanecerem as medidas de prevenção ao novo Coronavírus – COVID-19, e em consonância com a legislação estadual conforme a Resolução nº 30/2020 CEE/AM que dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema de Ensino do Estado do Amazonas, como medida preventiva à disseminação do COVID-19, daremos maiores orientações para a realização das atividades domiciliares.

Desse modo, há a possiblidade de contabilizar esses dias de atividades à distância como dia letivo, para isso, precisaremos cumprir a carga horária, a realização das atividades e uso do material didático. Para organização e elaboração dos materiais, enviaremos até o dia 30/03 novas orientações para acesso aos recursos de educação à distância que temos à disposição neste momento.
Para que se organizem em casa, os encaminhamentos serão de acordo com o que segue:

1. Carga horária semanal: as atividades serão enviadas por semana de acordo com a carga horária semanal de cada componente curricular. Ex: 2 períodos de geografia (material para 2 períodos). Toda atividade proposta vai ter o indicativo de quantas aulas/períodos ela exige para a sua realização, ou seja, quanto tempo o estudante deve dispensar na atividade.

2. Roteiro da semana: as atividades da semana terão um roteiro escrito ou gravado, ou seja, cada professor detalhará para os estudantes e/ou seus tutores, o que será estudado e solicitado na semana. As professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais indicarão o período ou data que as crianças devem realizar cada atividade, assim, ficará mais claro e organizado para a família.

3. Postagens: A postagem dos materiais por parte dos professores será semanal, às segundas-feiras, até às 18h.

4. Registro e devolutivas dos estudantes: As atividades realizadas pelos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio postadas no Portal serão corrigidas e dadas as devidas devolutivas na semana. Para a Educação Infantil e Anos Iniciais não daremos devolutivas às famílias e estudantes nesse momento, entretanto, serão disponibilizadas todas as orientações necessárias para que as crianças e famílias que façam as atividades no caderno ou computador para assegurar o registro. Se forem fazer no computador poderão salvar o arquivo, renomear com seu nome e postar nas salas de entrega, 1conforme orientação específica a ser enviada por cada professor.

5. Atividades dos estudantes de inclusão: cada professor vai enviar material adequado para as coordenações pedagógicas, e após a validação destas atividades e após encaminhar para o setor competente fazer chegar ao estudante. Cabe ao Serviço de Atendimento Educacional Especializado o envio por e-mail para as famílias dos estudantes.

6. Conteúdos novos: o professor poderá desenvolver conteúdos novos, desde que os estudantes tenham condições de compreender e assimilar as aprendizagens desse determinado campo de conhecimento sozinhos. Para auxiliar nessas novas aprendizagens, disponibilizaremos as ferramentas necessárias, como vídeo aulas no Youtube ou mesmo na Plataforma Iônica. Também poderão ser disponibilizados vídeos explicativos de acordo com a necessidade.

Esperamos que em breve possamos reencontrar nossos estudantes e celebrar que superamos este vírus. Por hora, fortaleceremos, à distância, a articulação entre família e o Colégio, para que ajudemos aos estudantes nas habilidades e competências previstas para cada etapa de desenvolvimento.

Atenciosamente,

Supervisão Educativa e Coordenações Pedagógicas